Sul pede antecipação da vacina da gripe A

Os secretários da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, e do Rio Grande do Sul, Ciro Simoni, entregaram ontem ao secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o documento formal com as reivindicações dos três estados do Sul para o enfrentamento da gripe A em 2013. O documento propõe a antecipação da vacinação para a primeira semana de abril de 2013, uma vez que as temperaturas na região caem antes mesmo do início do inverno.
 
Vacina contra H1N1 - Gripe
 
Juntos, os três estados registraram 183 mortes por gripe A (H1N1) neste ano. O Paraná registrou 40 mortes, Santa Catarina 76 e o Rio Grande do Sul, 67. Os secretários também pedem que a região tenha prioridade na distribuição dos lotes da vacina. Os três estados reivindicam que o Ministério da Saúde envie já no início da campanha no mínimo a mesma quantidade de doses da vacina contra a gripe A que receberam durante todo o ano de 2012.
 
Neste ano, o Paraná recebeu 2,7 milhões de doses da vacina contra a gripe A. Para 2013, o pedido foi de cerca de 3,5 milhões de doses para atender também outros grupos prioritários. Além dos já atendidos – crianças menores de dois anos, idosos (maiores de 60 anos), gestantes, população indígena, população prisional de penitenciárias e profissionais de saúde, a intenção é vacinar também crianças com idade entre 2 e 5 anos, doentes crônicos cadastrados em programas de saúde. Os estados também sugerem que o medicamento indicado para tratamento das síndromes gripais, o antiviral oseltamivir (tamiflu), seja receitado para todos os pacientes com síndrome gripal, mesmo sem o diagnóstico laboratorial.
 
Não esqueça de garantir as doses para você e para sua família na IC Vacinas.
Entre em contato.

 
Fonte: www.bemparana.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *